Windows 7 Starter Edition: Melhoras e Pioras


Há um tempo, já vinha se noticiando nos blogs da vida, que a versão Starter do Windows 7, viria com algumas melhorias. E isso confirmou-se hoje, no Blog do Windows 7, num post de Brandon LeBlanc. Mas antes de mostrarmos as mudanças propriamente ditas, vamos falar um pouco sobre essa odiada controversa versão dos sistemas operacionais de Redmond.

A infeliz versão, surgiu pouco depois das versões tradicionais do XP, e tinha como objetivo ser simples e barato, teoricamente perfeito para países emergentes, que era o caso do Brasil. Assim, o sistema com essa versão, seria comercializado apenas nesse tipo de mercado, o que viabilizaria uma diminuição no uso do sistema pirata. Bom, o tiro saiu pela culatra, e como vemos hoje, o que não falta por aí é gente usando o Windows XP Pirated Edition. WindowsXPpirata

Mas o por quê desse fiasco? Simples. O sistema vinha capado! Não trazia opções de configuração, o usuário poderia abrir no máximo, 3 aplicativos! E muitos outros absurdos! E isso tirava toda  a chance da pessoa ter uma boa experiência com um sistema desse! Obrigando, aqueles que não tinham dinheiro em caixa e/ou não estavam dispostos a migrar para uma versão mais cara, a partir para a versão Jack Sparrow do SO.

Não aprendendo com o erro, repetiu essa falha no Vista e está a repetir também no mais novo sistema, o 7! No entanto, como já foi comentado no início, houveram mudanças, que são elas:

  • O sistema será vendido em todo o mundo, e não apenas nos emergentes, o que leva a crer que teremos algo que…”preste”;
  • O sistema continuará sendo vendido em licenças OEM;
  • E a mais badalada Não existirá limites de aplicações simultâneas, ou seja, o usuário poderá abrir quantos programas quiser!

Mas enquanto a Microsoft acerta de um lado, erra feio do outro! É como se um time fizesse um gol aos 44 do 2° tempo e levasse dois logo em seguida. Opções tais como:

  • Aero Glass e consequentemente recursos baseados no DWM, como o Aero Peek;
  • Opções de personalização, tais como mudar esquemas de sons e cores e Wallpapers(!);
  • Troca de usuários do sistema sem precisar fazer log off;
  • Suporte a vários monitores;
  • Execução de filmes em DVD(!);
  • Windows Media Center;
  • Remote Media Streaming;
  • Suporte a domínios para clientes corporativos e;
  • Windows XP Mode;

NÃO SERÃO SUPORTADAS PELO SISTEMA! Isso mesmo, você não terá direito as funções supracitadas na versão SE do 7. Comparando as vantagens oferecidas com os recursos vetados, dá até vontade de chorar rir.

Mas então, pra quem é aconselhado o Windows 7 Starter Edition? Para os felizes(?) donos de netbooks. Já que esta versão se propõe a ser um dispositivo simples e leve de acesso à internet e edição de documentos. Mas já fique sabendo de antemão que os netbooks suportarão rodar QUALQUER edição do super aguardado SO da Microsoft. Já que a base de todas as SKUs são idênticas, mudando apenas requerimentos gráficos, em tese, qualqur netbook suportará rodar o Windows 7 ultimate. Com qual versão você quer ficar?

Anúncios

Sobre Jorge Afonso

Meu nome é Jorge Afonso Filgueiras Quinelato. Sou brasileiro, solteiro, bacharel em Administração e Técnico de TI trabalhando para o governo. Sou apaixonado por tecnologia e deskmod.

Publicado em 29/05/2009, em 7, Informativo, Softwares, Tudo, Windows. Adicione o link aos favoritos. 1 comentário.

  1. Lucas Castro

    Caraca, a Microsoft foi longe demais, sem WMC até tudo bem, nem todos usam, mas bloquear wallpaper é f$&@, ne? Chega a ser bizarro, até Windows 95 dava pra mudar..

Sua opinião é importante para nós. Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: