BIOS? Não… UEFI a partir de agora!


BIOS é umas das palavras mais conhecidas da informática. Sistema Básico de Entrada/Saída traduzindo a abreviatura do inglês, é a BIOS a responsável pelo suporte básico de acesso ao hardware, bem como por iniciar o sistema operacional.

Porém, segundo a MSI, uma conceituada empresa no ramo de placas-mães, o que hoje temos em todos os computadores será, em até 3 anos, coisa do passado. A BIOS tal como a conhecemos será substituída pelo UEFI, uma solução resultante do projeto EFI, da Intel, já utilizada nos computadores Mac, da Apple.

A UEFI é escrita em linguagem C e tem como principais argumentos proporcionar maior flexibilidade, potência e facilidade de uso em virtude de uma interface gráfica.

Uma das grandes melhorias do UEFI é a capacidade de reconhecimento de discos rígidos com capacidades maiores de 2 TB. Inicialmente, isto não fará muita mudança aos usuários finais, mas sim para servidores e supercomputadores. Porém, num futuro não muito distante, irá fazer.

Além de suporte a HDs com mais de 2TB, o EFI/UEFI é capaz de muitas outras coisas, quase que um sistema operacional básico. Acessar a internet, enviar e ler mensagens (instantâneas também, inclusive), acessar o conteúdo de HDs, CDs e DVDs na máquina, reproduzir músicas (desde que os respectivos codecs estejam integrados) e muito mais.

Ainda segundo a MSI, as primeiras placas-mães fabricadas pela empresa que farão uso do UEFI estarão no mercado no inicio de 2011. Em 2013, a empresa estima que placas que ainda fazem uso da BIOS sejam peças de museu.

Fonte: TechNow

Sobre Jorge Afonso

Meu nome é Jorge Afonso Filgueiras Quinelato. Sou brasileiro, solteiro, bacharel em Administração e Técnico de TI trabalhando para o governo. Sou apaixonado por tecnologia e deskmod.

Publicado em 10/06/2010, em Gadgets, Informativo, Linux, Softwares, Tudo, Windows. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Sua opinião é importante para nós. Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: