G1 comete gafe em análise de browser


Não, vocês não leram errado, o portal G1 da Rede Globo cometeu inúmeras gafes ao fazer uma review sobre o navegador Mozilla Firefox. Vamos mostrar os trechos dessas gafes e dizer o porque delas. Confira logo abaixo:

Primeira gafe:

Com o anúncio de que o Internet Explorer vai basicamente copiar o visual do Chrome, pode-se dizer que os principais navegadores web são todos “Chromistas” agora.

Desculpem-me, mas, onde o Internet Explorer 9 copiou o Chrome? Ele me parece ter se autocopiado quando ele estava na versão Longhorn. Confira as previews:

Internet Explorer 9

Internet "Longhorn" Explorer

Segunda gafe:

O Firefox traz o seu “legado” para o visual Chrome, no entanto. A primeira é um item de menu no topo, rotulado Minefield, no beta, mas que provavelmente será chamado “Firefox” na versão final. Ele lembra o menu Ribbon encontrado no Office 2007 e 2010. É a partir dele que é possível acessar as opções do navegador, histórico, entre outras.

Pelo que eu me lembre, isso é do legado do Opera muito antes do Google entrar no mercado de browsers:

Opera 10.50 com botão "menu"

Terceira gafe:

O recurso mais interessante do Firefox 4 é o Tab Panorama. Ele permite que você veja todos os sites abertos, semelhante ao que o Alt-Tab faz para o Windows, mas sem a necessidade de manter a tecla segurada: o Panorama está acessível com um botão no final da barra de abas.

Por favor senhores jornalistas, não me venham com uma explicação tão escrota quanto esta. O Tab Panorama não é um simples Alt+Tab, mas sim o agrupamento inteligentes de abas. Que em conjunto com o Firefox Sync lhe deixa muito mais produtivo. Pois a combinação faz com que você possa sincronizar grupos inteiros de abas invés de abas separadas, logo, você não fica tão perdido quanto nos outros navegadores. Veja como funciona:

Demais navegadores: Orkut+Facebook+LinkedIn+Twitter+Hotmail+Gmail+G1+The New York Times… -> Serviço sincroniza aba por aba e abre tudo no outro navegador.

No novo Firefox: Grupo Social (Orkut, Facebook, LinkedIn, Twitter), Grupo Notícias (G1, R7, The New York Times), Grupo Comunicação (Gmail, Hotmail)… ->Sincroniza em um servidor e você escolhe o grupo que deseja abrir e só sobrescreve a informação do grupo de abas que foi aberto.

Quarta Gafe:

Infelizmente para o Firefox, copiar a interface do Chrome não o torna tão rápido quanto o navegador do Google.

Pelo que me lembre, o Google foi quem mudou a cor para a versão prateada na sexta versão. O firefox já usava essa cor desde quando foi anunciado os mockup’s oficiais. Lembram-se? Se não, olha as imagens:

Firefox Mockup retirado do Mozilla Wiki

Chrome 5 para 6 - Plágio quase descarado

Se quiserem ver mais imagens dos mockup’s e decidir quem plagiou quem, clique neste link.

E o Firefox não tem pretensão nenhuma de ser o mais rápido, mas sim, o mais conectado, pois seus complementos podem trazer muito mais benefício com complementos que uma interface feita apenas com o botão “voltar”, “avançar” e “atualizar”. Veja, o meu tem um botão que leva direto ao meu RSS Reader através do “Feedly” e uma barra lateral que me deixa conectado com minhas caixas de e-mail e redes sociais através do “Yoono”. Veja:

Conclusão final:

Senhores redatores e jornalistas da Rede Globo, na próxima vez que forem publicar um artigo, tentem ser um pouco mais imparciais e estudar mais a fundo o assunto a ser abordado para não cometer tais gafes como as citadas acima, pois, eu fui sutil nesta declaração, não volto atrás na mesma e na próxima vez, terão que aguentar críticas bem piores que as que acabei de escrever.

Nota Explicativa:

O Yoono não oferece apenas isto, ele oferece integração também com pesquisas, rádios on-line, serviços de compartilhamento, Instant Messengers… Como já expliquei aqui.

Sobre Jorge Afonso

Meu nome é Jorge Afonso Filgueiras Quinelato. Sou brasileiro, solteiro, bacharel em Administração e Técnico de TI trabalhando para o governo. Sou apaixonado por tecnologia e deskmod.

Publicado em 20/09/2010, em 7, Informativo, Sites, Softwares, Tudo, Vista, Windows, XP. Adicione o link aos favoritos. 1 comentário.

  1. Top site, I had not noticed deskos.wordpress.com earlier during my searches!
    Keep up the good work!

Sua opinião é importante para nós. Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: