Divórcio de OpenOffice e Oracle


Enquanto alguns preparam os proclamas do casamento (leia-se: Microsoft fechar acordo de parceria com a WordPress), alguns velhos parceiros começam a se mostrar insatisfeitos com a união. Desde que a Sun Microsystem foi comprada pela Oracle, havia o medo de que os projetos de código aberto desmoronassem.

Temendo isso, a equipe do OpenOffice.org criou o grupo The Document Foundation. Este grupo supervisionará o desenvolvimento de novas versões da suite de aplicativos que terá o nome provisório de LibreOffice.

Embora o nome tenha sido escolhido provisório, a Document Foundation pediu para que a Oracle doe os direitos do nome OpenOffice.org para o projeto e também pediu para que a empresa se torne um membro, e não um líder, dele.

Apesar da Document Foundation ter conseguido admiração e suporte da indústria, com o Google, Novell, Canonical, Red Hat e a Open Source Initiative apoiando o anúncio, a Oracle ainda não informou se cederá os direitos e nem se participará do projeto.

Nota, será idiotice se a Oracle não ceder os direitos sobre o nome e criar uma suite paga em cima dele, afinal, o OpenOffice já é sinônimo de Software Livre e Gratuito.

Fonte: Baboo

Sobre Jorge Afonso

Meu nome é Jorge Afonso Filgueiras Quinelato. Sou brasileiro, solteiro, bacharel em Administração e Técnico de TI trabalhando para o governo. Sou apaixonado por tecnologia e deskmod.

Publicado em 29/09/2010, em Informativo, Softwares. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Sua opinião é importante para nós. Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: