Ecosia – Procure ajudando o planeta!


Como sabe, os motores de busca geram lucros mediante os cliques nas hiperligações patrocinadas. Este não é excepção. Contudo, em vez de “encher os bolsos dos seus investidores”, como acontece com a Google, da percentagem de lucro que chega à organização, 20% é empregue na manutenção do website, nas despesas com funcionários e servidores e em marketing, enquanto 80% do lucro é doado à WWF, para o seu programa de protecção da floresta tropical, que actua no Parque Nacional de Juruena (Brasil), na floresta da Amazónia, com protecção da floresta tropical e formação da população da região. Cada pesquisa permite proteger, em média, 2 m2 de floresta tropical.

O Ecosia faz pesquisas recorrendo aos seus próprios servidores e aos servidores da Bing e da Yahoo!. Estes últimos são apenas utilizados para gerar resultados, sendo que são os servidores próprios, que trabalham com energia renovável proveniente da Greenpeace Energy, que processam os resultados. Mesmo que não clique nos links patrocinados, a emissão de CO2 é inferior ao que acontece nos restantes motores de busca e o balanço global de CO2 é bastante positivo.

Outro ponto forte do motor de busca é a privacidade. Contrariamente a outros motores de busca, não há análise do perfil do utilizador e os dados são apenas guardados durante 48 horas, para determinar se houve pesquisas fraudulentas. Pode ainda instalar um add-on no seu browser para ver quanta floresta tropical já protegeu.

Cerca de 2% das pesquisas pelo Ecosia levam a cliques em hiperligações patrocinadas. Assim, em média, cada pesquisa leva a um lucro da empresa de 0,13 €, o que permite proteger 2 m2 de floresta tropical.

Além de que o motor de busca já se encontra disponível em Português de Portugal e em Português do Brasil, contudo, devido às baixas quantidades de pesquisas registadas em Portugal e no Brasil, ainda não adicionaram hiperligações patrocinadas. Vamos aumentar estas estatísticas e trazer os links patrocinados para a língua portuguesa?

Página Inicial: Ecosia

Fonte: Peopleware

Anúncios

Sobre Jorge Afonso

Meu nome é Jorge Afonso Filgueiras Quinelato. Sou brasileiro, solteiro, bacharel em Administração e Técnico de TI trabalhando para o governo. Sou apaixonado por tecnologia e deskmod.

Publicado em 11/10/2010, em Informativo, Sites, Tudo. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Sua opinião é importante para nós. Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: