Gnome 3.0 – Simples e inovador!


Bem, quem já teve contato com um computador usando uma das inúmeras distros do Linux, normalmente crê que o sistema é um pouco complicado por não se adaptar bem a interface. Daí, surgiu inúmeros tipos e as mais destacadas dentre elas eram o KDE e o Gnome.

Muitas pessoas não se adaptaram muito bem ao KDE por causa daquela mania de achar que todo mundo é quase cego. Fontes demasiadamente grandes, temas com contraste exagerado e coisa e tal… Já o Gnome, sempre muito bem receptivo para os novatos com uma interface quase que Windows. Não é de se esperar que ele tenha ganhado tantos adeptos.

Mas, desde o ano passado, ele fora abandonado pela Canonical para dar lugar a interface Unity no seu novo Ubuntu. É claro que você pode intala-lo de novo, o mundo linux é assim. Muito livre. Mas, chega de conversa. Vamos ao que interessa.

O Gnome não se deu por vencido e sua equipe já desenvolve sua terceira geração com efeitos maravilhosos e recursos para competir com o Unity. Continua com um belo visual e bem sóbrio – diferente daquele marrom lançado em sua última versão.

O que mais chama a atenção é a reformulação na disposição de programas e no desktop em si. E, coincidência ou não, esse rearranjo lembra bastante o modo de funcionamento do Unity… Também vale nota o sistema de bate-papo embutido e que, presume-se, “conversará” com vários protocolos populares, e o novo sistema de notificações. Ah, e finalmente a inútil Winkey, a tecla com o símbolo do Windows, finalmente fará o mesmo no Linux que ela faz no sistema da Microsoft há anos: abrir o menu principal (aleluia!!! é muito frustrante apertar ela no linux e não acontecer nada…).

Vamos a algumas imagens? Eis aqui:

 

Aparência principal da interface em execução. muito legal...

 

 

Chat no novo Gnome 3.0 – interessante e integrado ao sistema

Ele ainda está em estágio alpha de desenvolvimento, mas, já promete muito. Vamos esperar para ver o que vai dar…

 

Sobre Jorge Afonso

Meu nome é Jorge Afonso Filgueiras Quinelato. Sou brasileiro, solteiro, bacharel em Administração e Técnico de TI trabalhando para o governo. Sou apaixonado por tecnologia e deskmod.

Publicado em 19/01/2011, em Gnome, Informativo, Linux, Softwares, Tudo. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Sua opinião é importante para nós. Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: