Lightworks – Para editar vídeos como um profissional


Se você gosta de criar e produzir vídeos no Windows, se vê numa típica situação de “oito ou oitenta”. De um lado, temos o acanhado Windows Live Movie Maker, com ferramentas limitadas que dão conta do recado no nível básico. Exija qualquer coisa acima disso, e você terá sérias dificuldades para alcançar o resultado esperado. Na outra ponta temos os editores profissionais, como o Sony Vegas, que fazem miséria, mas é caro e bastante complicado.

O “meio termo” praticamente não existia. Antes um software proprietário, agora o Lightworks é gratuito e open source. Ele ainda está em estágio beta público, mas já pode ser baixado por qualquer um, basta criar uma conta (gratuitamente) no site oficial.

O instalador tem 42 MB e, para rodar, é preciso instalar os CODECs Matrox (11 MB).

Ao abrir o Lightworks, nos deparamos com uma interface bastante peculiar, que ocupa a tela inteira não como uma janela, mas como um plano de fundo para as janelas flutuantes, um esquema muito parecido com o do GIMP. De cara, o software oferece três layouts de teclado; além do padrão, há um semelhante ao do Final Cut Pro (editor de vídeos da Apple, exclusivo para o Mac OS X) e outro para o Avid Studio (outro editor, esse com versão para Windows).

A interface é dividida da seguinte forma: no canto superior esquerdo, o projeto e as “salas” (dá para criar várias para trabalhar ao mesmo tempo). No lado esquerdo, uma espécie de dock com os comandos principais do editor. Na parte inferior, os controles de vídeo básicos. Todas as demais funções e janelas ficam flutuando na tela.

É bem provável que a curva de aprendizado para quem vem de outros editores e, principalmente, para quem nunca mexeu em um, seja grande. Mas o software aparenta robustez e traz uma série de ferramentas que prometem dar aquele trato fino tanto nos vídeos de família, quanto em trabalhos mais elaborados e profissionais. E pelo que custa (nada), é uma oferta imperdível.

Para download do programa, clique no selo abaixo:

Para download do codec complementar, clique no selo abaixo:

Fonte: WinAjuda

Sobre Jorge Afonso

Meu nome é Jorge Afonso Filgueiras Quinelato. Sou brasileiro, solteiro, bacharel em Administração e Técnico de TI trabalhando para o governo. Sou apaixonado por tecnologia e deskmod.

Publicado em 11/04/2011, em 7, Informativo, Softwares, Tudo, Vista, Windows, XP. Adicione o link aos favoritos. 1 comentário.

  1. Um dos melhores editores existentes! a maioria das pessoas logo desiste de aprender, por ser diferente dos demais. Mas, para os que desejam uma ferramenta profisional muito boa, vale a pena aprender. Vale o esforço!

Sua opinião é importante para nós. Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: