Motorola e Google? Microsoft pode ser beneficiada…


O anúncio de que o Google comprou a divisão de equipamentos móveis da Motorola, por US$ 12,5 bilhões, chamou a atenção não só pelo valor da transação, mas também por conta dos possíveis impactos que a compra de uma fabricante de hardware pode ter para a estratégia da gigante de buscas. Isso porque, até então, o avanço do Android na área smartphones e tablets esteve muito baseado na oferta de um sistema operacional que fosse independente de um fornecedor de equipamento.

Mais do que isso, há uma especulação de quais os possíveis desdobramentos que essa aquisição pode ter para o mercado de smartphones e tablets. Uma reportagem divulgada pela Cnet analisa que uma das prováveis beneficiadas pelo acordo será a Microsoft.

Diversos analistas apostam que a Microsoft está interessada em fechar acordos com fabricantes que atuam com Android e que fiquem insatisfeitos com os rumos da plataforma, depois da aquisição da Motorola. Se empresas como Samsung, LG Electronics ou HTC se sentirem ameaçadas pela concorrência da fornecedora comprada pelo Google, no futuro, serão potenciais parceiras do sistema operacional Windows Phone. Isso porque, com ele, essas fornecedoras poderiam diversificar seu portfólio de produtos e ficar menos dependentes do Google.

Existe também uma perspectiva de que, mais do que nunca, a Microsoft vai apostar todas as suas fichas na parceria com a Nokia, para produção de smartphones com Windows Phone. Nos bastidores do mercado de telefonia já começam a surgir novos boatos de que a gigante de software estaria interessada em, a exemplo do Google, adquirir uma fabricante de hardware para fortalecer seu sistema operacional. Neste caso, o alvo mais natural seria a própria Nokia.

Fonte: Olhar Digital

Bem, agora chegou a hora do comentarista deste blog analisar essa notícia.

As possiblidades de alternativas dos eventos futuros são sim inúmeras, mas, se a Google não agir de forma idônea, ela poderá sim perder as parcerias firmadas anteriormente a essa aquisição da Motorola. Agora, cogitar a possível compra da Nokia pela Microsoft? Isso seria uma tremenda mancada da empresa de Bill Gates, o que também feriria a esperteza do fundador.

Bill Gates ao iniciar com DOS e Windows não pensou em se ligar a um hardware próprio, ele quis se apegar ao software para que ele se popularizasse. Comprar a Nokia, por este lado, poderá ser um tiro no pé. Pois, as empresas que poderão ou não romper acordo com a Google, ficarão receosas com a decisão e começar a desenvolver novos softwares próprios ou então usar de programas de código aberto, como o Meego ou o Jolicoud, para ganharem espaço no mercado a baixo custo.

Sobre Jorge Afonso

Meu nome é Jorge Afonso Filgueiras Quinelato. Sou brasileiro, solteiro, bacharel em Administração e Técnico de TI trabalhando para o governo. Sou apaixonado por tecnologia e deskmod.

Publicado em 18/08/2011, em Gadgets, Informativo, Linux, Softwares, Tudo, Windows. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Sua opinião é importante para nós. Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: