Arranque do Windows 8


Para muitos usuários, o desempenho da máquina está correlacionado ao processo de inicialização do Sistema Operacional. Bem, no Windows 8 teremos esse tempo aprimorado para até incríveis 8 segundos! Se trata de uma nova técnica de leitura de arquivos, que mescla o “Hibernar” do Windows com o tradicional desligamento do sistema. Por enquanto é chamada de Hybrid Boot. Confira como funciona:

Comparação entre os métodos de Inicialização

 Como pode ser visto na imagem acima, o método atual (a tarja superior) tem três fases distintas:

  • Pré-Boot – Aquela tela que aparece dizendo: “Aperte a tecla tal para entrar na BIOS”.
  • System Initialization – A telinha de Boot tradicional
  • User Session Unit – o tempo de configurar a área de trabalho para podermos mexer (é quando o mouse fica meio travado na área de trabalho, carrega o MSN…).

No novo método de inicialização do Windows (a tarja debaixo),  há mais uma etapa, entretanto, o tempo de carga do sistema diminuiu. Entenda o porquê:

  • Pré-Boot – Aquela tela que aparece dizendo: “Aperte a tecla tal para entrar na BIOS”.
  • Hiberfile Read – O sistema criará um arquivo de “hibernação” que tem todos os itens e trabalhos que foram efetuados na hora que o sistema foi desligado.
  • Driver Initialization – Aqui será a inicialização dos drivers necessários para o bom funcionamento do computador.
  • User Session Unit – o tempo de configurar a área de trabalho para podermos mexer (é quando o mouse fica meio travado na área de trabalho, carrega o MSN…).

No gráfico não dá para enteder muito bem o que acontece devido ao fato de ser algo meio intangível a diferenciação entre o System Initialization e a combinação do “Hiberfile Read + Driver Initialization”. Ainda mais para usuários leigos e alguns intermediários. Entretanto, vamos mostrar algo fácil de entender: Um gráfico comparando a velocidade de inicialização da nova Build Interna do Windows 8 e o atual Windows 7 atualizado com SP1 em 20 modelos distintos de computadores. Confira:

Comparação das Inicializações

Como pode ser visto acima, o Windows 7 tem tempos de inicialização entre 25 segundos a até 72 segundos (aproximadamente). Já o Windows 8 fica na escala entre 16 segundos a até 32 segundos (aproximadamente). Com ajustes finos e mais algumas modificações que surgirão ao longo das novas builds, é possível sim que ele atinja o tempo mínimo proposto de 08 segundos. Vamos esperar e ver se a Microsoft consegue este feito.

Sobre Jorge Afonso

Meu nome é Jorge Afonso Filgueiras Quinelato. Sou brasileiro, solteiro, bacharel em Administração e Técnico de TI trabalhando para o governo. Sou apaixonado por tecnologia e deskmod.

Publicado em 09/09/2011, em 7, 8, Informativo, Softwares, Tudo, Windows. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Sua opinião é importante para nós. Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: