Windows 8? Esqueça tudo o que você já viu!


Hoje tivemos a BUILD 2011 – na verdade, é a PDC com novo nome, não liguem – e Steven Sinofsky subiu ao palco e deixou bem claro, logo de cara: “hoje falaremos muito sobre Windows 8. Novidades? Muitas, mas sinceramente, não sei por onde devo começar… Já sei! Vamos percorrer o mesmo caminho desde quando ligamos nossos computadores, que tal?

O Boot não foi mostrado então, por isso pularemos essa parte… ok? Agora, confira todas as novidades:

Tela de Login:
DSC_6322
A “lock screen” é informativa e bonita, com horário e notificações sob a forma de ícones e números. É nela, também, que ficarão as informações do Windows Update, um aviso discreto no rodapé a lá Internet Explorer 9. Ao selecionar seu usuário para fazer login, temos a seguinte novidade: se quiser, a senha vai embora. Dá para logar com gestos numa foto, mais natural e seguro que do lembrar números e letras (mas este que vos redije ainda acha que o sistema biométrico tradicional – impressões digitais – é mais seguro).

Área de Trabalho:

DSC_6323
Ao fazer login, aparece a nova Start screen, o “coração” do sistema, onde ficam os aplicativos, notificações e outros elementos personalizáveis. O usuário pode mover os “tiles” (quadrados/retângulos) à vontade, acrescentar novas telas, e navegar por elas — com uma fluidez empolgante (sim, nos primeiros momentos dá vontade de apenas ficar brincando com elas).

Os aplicativos mostrados rodarão muito rápido. Mostraram aplicativos de notícias (RSS), player de vídeo, a interface imersiva/”chromeless” do Internet Explorer 10, tudo bem suave, como era de se esperar.

A área de trabalho clássica? Também está lá e agora se chama interface Pro. Tem algumas diferenças, como um estranhíssimo botão Iniciar com fundo preto, provavelmente temporário.

Interface com Aero Glass? Parece que é coisa do passado, todas as janelas e demais elementos mostrados são “flat”. Programas e utilitários nativos do sistema e feitos para serem usados na área de trabalho clássica, como o gerenciador de tarefas, foram completamente redesenhados.

Windows Store:
DSC_6366
A loja de aplicativos foi confirmada e se chamará Windows Store. No palco, foi demonstrada a criação e envio de um aplicativo para lá, seguindo todas as etapas, tudo aparentemente fácil para ambos os lados, desenvolvedores e usuários. Os desenvolvedores poderão, inclusive, oferecer versões de testes dos seus programas – ou seja, se quiser o bom e velho Paint.NET, Inkscape, Mozilla Firefox, continue visitando os seus sites de download.

Internet Explorer 10:
DSC_6333
Os aplicativos mostrados rodarão muito rápido, tirando os pequenos bugs — afinal, estamos falando de uma “developer preview”, versão preliminar do sistema. Mostraram aplicativos de notícias (RSS), player de vídeo, a interface imersiva/”chromeless” do Internet Explorer 10, tudo bem suave, como era de se esperar. Além de uma nova API multitouch para deixar tudo mais user-friendly.

Windows Live e App’s Sociais:

Ele não vai morrer! Ele está tão integrado no Windows 8 que – acredite – se você não tiver uma conta lá perderá muito da experiência do sistema.

O SkyDrive, enfim, terá papel de destaque. Será acessível a desenvolvedores, que poderão criar programas que “usem” o espaço do usuário na nuvem.

Ele enfatizou que todos os aplicativos exibidos até agora, como Socialite (cliente de Facebook), Tweeet@rama (Twitter), PhotoDoodle etc. São “amostras” criadas por 17 times de 2 a 3 programadores-estagiários (!), tudo feito em 10 semanas (!!!).

Os presentes ao evento receberam um tablet (com dock) da Samsung com Windows 8 Developer Preview e várias ferramentas de desenvolvimento pré-instaladas. O caminho até o lançamento será o mesmo traçado pelo Windows 7: um Beta, um Release Candidate e, enfim, a versão final (RTM).

Calma, não fique triste. Se você não compareceu ao evento poderá baixar o Developer Preview do Windows 8 hoje à meia-noite no horário de Brasília – DF. Ele estará disponível nas versões 32-bits e 64-bits, com ou sem ferramentas de desenvolvimento. Sem ativação e, obviamente, sem suporte. Prepare o gerenciador de arquivos, liberem uma partição e vamos ver qual é a desse Windows 8!

Anúncios

Sobre Jorge Afonso

Meu nome é Jorge Afonso Filgueiras Quinelato. Sou brasileiro, solteiro, bacharel em Administração e Técnico de TI trabalhando para o governo. Sou apaixonado por tecnologia e deskmod.

Publicado em 13/09/2011, em 8, Informativo, Softwares, Tudo, Windows. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Sua opinião é importante para nós. Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: