Windows 8: Gerenciar Cores?


Comigo vai ser fácil!

Bem, é meio complicado o que vai ser dito nesse post, mas, vamos tentar levar essa informação aos usuários leigos.

Novos processadores surgem a cada ciclo tecnológico. E algo que já está a muito tempo no mercado é o chamado processador multicore. Os usuários domésticos  conhecem já esta tecnologia pelos processadores Intel de 2, 4 ou 6 núcleos aclamados pelos nomes de Core i3, i5 e i7, respectivamente.

Nós temos essa tecnologia ainda expandida no universos dos servidores, chegando a exemplares com até 160 núcleos de processamento.

Atualmente, no Windows, nós vemos o processador como um todo trabalhando, mas, não conseguimos ver o quanto que cada núcleo trabalha e nem temos como fazer os dois trabalharem de maneira harmoniosa.

Na versão 8 do sistema operacional isso será possível. Confira como:

Como o sistema ainda está em fase de testes, nós não nos deparamos com uma interface muito amigável e o processo de ativar ou desativar cores ainda está muito complexo. Na imagem abaixo, mostra como lidamos atualmente com isso no Gerenciador de tarefas do Windows 8:

Windows 8 em um servidor de 160 núcleos

Como podem ver, não é muito amigável, é até difícil de ver qual core está trabalhando e qual está inativo, coisa que deve mudar nas próximas versões, segundo um mockup liberado pela própria Microsoft.

Conceito - Ficou bem mais fácil de entender o que está acontecendo

Bom, neste conceito temos o seguinte. O nível de processamento varia de branco a azul escuro. Quanto mais forte for a cor, mais cálculos o core está executando. A Microsoft diz que pretende implementar uma ferramenta de fácil administração desses núcleos. talvez um comando de duplo-clique para ativar ou desativar.

A pergunta é: Os usuários domésticos precisam mesmo de ter tanto poder de escolha em suas mãos? Afinal, eles podem saber mexer em algumas ferramentas, mas, isso não seria avançado demais para eles?

Anúncios

Sobre Jorge Afonso

Meu nome é Jorge Afonso Filgueiras Quinelato. Sou brasileiro, solteiro, bacharel em Administração e Técnico de TI trabalhando para o governo. Sou apaixonado por tecnologia e deskmod.

Publicado em 08/11/2011, em 8, Informativo, Softwares, Tudo, Windows. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Sua opinião é importante para nós. Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: