Cinnamon – Uma nova interface para seu Linux


Antes de qualquer coisa, eu sei que este nome lembra o tempo de crianças de muitos – quem leu este nome deve ter lembrado de digimon, não é mesmo? Entretanto, Cinnamon é o nome de uma Fork (projeto paralelo usando por base um oficial) do Gnome Shell. E está lindo. Confira a imagem:

Área de trabalho

Muita informação para uma imagem e duas linhas de post só? Calma, eu explico:

Se você não gostou do GNOME 3, saiba que não está sozinho: inúmeros usuários compartilham a mesma opinião. Inclusive o criador do Linux Mint, distribuição derivada do Ubuntu cada vez mais popular entre adeptos do pinguim.

O Mint já veio com uma interface diferenciada para oferecer experiência de uso melhor que o GNOME 3 padrão. Além disso, mesmo sendo baseado no Ubuntu, o Mint não adotou a interface Unity, continuando com algo similar ao GNOME 2. Agora essa interface foi oficializada e ganhou nome próprio: Cinnamon.

Ela, por padrão terá apenas uma barra de ferramentas e traz um menu limpo e com opções bem à vista. Vou mostrar aos poucos.

Comecemos pela barra de comandos:

Barra de comandos na parte infeior

A primeira grande diferença é que, ela está na parte inferior. Seria o Windows dando dicas a nova interface?

Agora, vamos aos itens enumerados:

  1. Botão Menu contendo todas as opções – diferente do padrão Gnome que tem 3 menus.
  2. Quick Launch
  3. Barra de Tarefas a la Windows.
  4. Tray Bar.
  5. Relógio
  6. Seletor de áreas de trabalho

Bem, ao clicar em menu, teremos o novo menu do Cinnamon, baseado um pouco no Kickoff (do KDE) e no Gnomenu (complementava o Gnome 2 com um simpático menu). Confira:

Numa única tela, tudo o que procuramos

O menu está mais largo e com um efeito de transparência, mas, fora isso que se tornou padrão dos SO’s da Microsoft, o resto é praticamente tirado de experiência no linux. Vejam como este menu está estruturado:

  1. Favoritos apresentados como ícones.
  2. Barra de pesquisa para fácil acesso a arquivos.
  3. Sistema de Categorias – como sempre, facilita a navegação.
  4. Categoria expandida mostra os programas contidos no diretório.
  5. Área de power on. Baseado na ótima idéia do Windows, aqui temos as opções corriqueiras: Bloquear tela, Trocar usuário e Desligar.
  6. Área de Descrição (Novidade!): Aqui aparece uma breve descrição do item selecionado, Bem diferente daquele pop-up irritante em outros SO’s.

Quem possui conhecimentos mais avançados pode ajudar no projeto, que está no GitHub. O código-fonte inteiro está por lá e você pode compilar o ambiente para a sua própria distribuição.

Espero que ele chegue em breve a sua versão final, pois, o que o Linux precisava para ganhar um fôlego novo era justamente isso: Uma interface bonita – mas sem aquela firulas visuais -, prática e extremamente amigável.

Creio que esta interface daqui pra frente poderá ser um divisor de águas, pois, como eu mesmo afirmei no post, algumas ideias se basearam na interface do Windows. O que é bom, pois, assim, as pessoas se sentirão mais seguras a se aventurar pelo universo do Software Livre começando por um SO que lembre bastante algo que eles já estão acostumados.

Fonte: Gemind

Sobre Jorge Afonso

Meu nome é Jorge Afonso Filgueiras Quinelato. Sou brasileiro, solteiro, bacharel em Administração e Técnico de TI trabalhando para o governo. Sou apaixonado por tecnologia e deskmod.

Publicado em 22/12/2011, em Gnome, Informativo, Linux, Softwares, Tudo. Adicione o link aos favoritos. 2 Comentários.

  1. Por favor não contribua com a desinformação sobre as novas interfaces gráficas. GNOME 3 é diferente de GNOME Shell. Cinnamon é um fork deste último mas continua rodando sobre GNOME 3.

    Obs. Unity é o mesmo caso, é uma alternativa ao GNOME Shell rodando sobre GNOME 3.

Sua opinião é importante para nós. Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: