Comentários em Posts


Nos dias em que estive fora aconteceu um grande debate em alguns blogs internacionais sobre a validade de comentários em blogs. A discussão é antiga, mas sempre que volta à tona, as circunstâncias são diferentes e o “redebate” é válido.

O estopim foi a decisão de Matt Gemmell em remover o recurso do seu blog. No primeiro post, em que a informou, ele listou os motivos para tal e as formas alternativas para responder aos seus textos — basicamente posts em outros blogs, redes sociais e email. No follow-up, 30 dias depois de desligar os comentários, ele aconselhou:

“Eu não voltarei atrás mesmo. Se você tem um blog, aconselho que considere acabar com os comentários também.”

As reações foram bem adversas e, como o esperado, teve respaldo de quem não aceita comentários e críticas do que sim. O próprio Matt fez um compilado delas, destacando trechos mais contundentes/interessantes, dos quais retiro um do TechCrunch, por Josh Constine:

“Os comentários mantêm os blogueiros humildes, honestos, precisos e em contato com sua audiência. Pessoalmente, gosto de debater com quem acha que estou errado, desde que eles sejam civilizados. Eu valorizo muito meus comentaristas e costumo atualizar meus posts com pensamentos que eles inspiraram ou correções que apontaram.”

Existe comentarista chato, o que não agrega nada e o troll. É o preço que se paga pela abertura oferecida. Em contrapartida, a minoria que acrescenta à discussão vale, e muito. Vira e mexe você lê, por aqui, pautas, comentários e opiniões fomentadas e fornecidas via comentários. Ou via Twitter e email, mas, talvez, só porque essa galera, vocês, se sente em casa através das discussões que se desenvolvem após cada post publicado.

Já tive a experiência de manter um blog sem comentários — o meu, pessoal. Ele nunca foi tão popular ou comentado quanto o próprio Gemind, então não serve de parâmetro para comparações, mas a experiência do lado de cá é mais solitária. Mais chata. Menos enriquecedora.

Se há um ponto que deve mudar e se adequar à realidade é a interação com redes sociais. No início da década passada não havia Facebook, Twitter, nada disso, logo, os comentários desempenhavam papel central na interação entre blog e leitores. Hoje, sobram canais, a discussão está fragmentada — vira e mexe rolam discussões extensas e bem interessantes no Google+ mesmo com +200 seguidores, a menor comunidade do Gemind.

MG Siegler (que não tem espaço para comentários):

“Conheço Ha [fundador do DISQUS] tem um tempo e respeito muito suas ideias nessa área. Ha criou um grande produto — um que ele espertamente sabe que precisa ir além dos comentários em blogs. No caso do DISQUS, os comentários são um gancho para potencialmente atrair pessoas para algo maior.

De forma mais ampla, Ha espera redefinir os comentários na web. Outros como LifeFyre e Roundtable estão trabalhando nisso também. Isso soa bem a mim. Eu espero que eles consigam. Mas isso não acontecerá neste site.”

O LiveFyre tem um interessantíssimo esquema de citar, nos comentários, contatos no Facebook ou Twitter, expandindo a discussão para essas redes, intercalando-as, criando a simbiose que falta. O grande quebra-cabeça é expandir essa integração para os debates em si, conectar as discussões de modo que, não importa onde, não importa como, os comentários estarão presentes e sincronizados. Quem fizer primeiro, terá um grande trunfo para a segunda geração de comentários na web.

Fonte: Gemind

Anúncios

Sobre Jorge Afonso

Meu nome é Jorge Afonso Filgueiras Quinelato. Sou brasileiro, solteiro, bacharel em Administração e Técnico de TI trabalhando para o governo. Sou apaixonado por tecnologia e deskmod.

Publicado em 10/01/2012, em Informativo, Sites, Tudo. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Sua opinião é importante para nós. Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: