Sopa: O projeto de “lista-negra” virtual


Stop Online Piracy Act (Lei de Combate à Pirataria Online) também abreviado para sigla inglesa SOPA é um projeto de lei da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos de autoria do representante Lamar Smith e de um grupo bipartidário com doze participantes.

O projeto dá tantos poderes ao governo, que ele pode tirar do ar sites inteiros como o Google, o youtube, o wordpress o blogger e qualquer outra coisa SÓ por causa de UM ARQUIVO. Agora imagina se esse projeto é aceito com TANTOS ARQUIVOS QUE TEMOS CIRCULANDO PELA REDE. Por causa de um VÍDEO, digamos… que da banda AC DC, que está hospedado no youtube, que você achar pelo google e que 2 pessoas colocaram nos seus blogs que são hospedados pelo WordPress e pelo Blogger, TODOS esses sites acima citados SAEM DO AR.

Basicamente, o SOPA dará poder ao governo norte-americano de retirar do ar qualquer site que contenha conteúdo mesmo que seja redistribuído ou pirateado.

Uns poucos links infratores serão suficientes para tirar do ar um site inteiro que tenha conteúdo legal. E os sites serão responsabilizados pelo conteúdo postado por seus usuários. Algo como uma faca ser culpada de assassinato, invés do cara que usou a faca para matar…

Qual será o resultado da aprovação desta lei? Basicamente temos:

  1. Aumento imediato de censura nos sites.
  2. Queda vertiginosa na possibilidade de criação de páginas pessoais, como blogs.
  3. Sites que você visita diariamente, como o Desk OS, poderão ser bloqueados.
  4. Os servidores de e-mail terão filtros mais fortes que lhe impeçam de enviar um link de uma matéria para um amigo, por exemplo.
  5. Links em redes sociais serão monitorados e possivelmente censurados.

Mas, você deve estar pensando. “Tá. E daí? É só nos Estados Unidos que isso acontecerá”.

A questão é que vários serviços de hospedagem, como o nosso wordpress, tem tudo hospedado no estrangeiro. Um site que fique inacessível nos EUA, também ficará inacessível a outros países.

E a questão não é só ser inacessível, a questão é que eles usarão deste meio para impedir que pessoas possam compartilhar ideias, seria como uma “ditadura militar” a nível global e isso afetaria a todos os sites. Não importando a que país ele pertença.

Além do mais, se a lei for aprovada pelos EUA, muitos países desenvolvidos e em desenvolvimento vão aderir a uma postura rígida e desnecessária.

E, se você for contra a SOPA também, participe de nosso protesto silencioso via OP Blackout.

O que é a OP Blackout ?

OP Blackout, ou operação apagão, é uma operação, amistosa, nada hacker ou algo aparecido, em que vários sites vão participar, incluído, 9gag, youtube, google, facebook e twitter, entre MILHARES DE OUTROS. E como eles vão participar ?

ENCERRANDO TOTALMENTE SUAS ATIVIDADES NO DIA 18, UMA QUARTA-FEIRA.

E nós, para não ficarmos de fora e mostrarmos nosso modo de protesto, devíamos fazer o mesmo. É só um dia, que pode servir exemplo para como seria o mundo após essa lei ser aceita.

Se quiser protestar via Twitter, use a seguinte mensagem:

#OpBlackout não será silenciada. Nossa liberdade de expressão deve prevalecer. Ajude a parar o #SOPA http://youtu.be/usrI67OIxPY

Anúncios

Sobre Jorge Afonso

Meu nome é Jorge Afonso Filgueiras Quinelato. Sou brasileiro, solteiro, bacharel em Administração e Técnico de TI trabalhando para o governo. Sou apaixonado por tecnologia e deskmod.

Publicado em 13/01/2012, em Informativo, Sites, Tudo. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Sua opinião é importante para nós. Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: