Informação rápida e Mídias Sociais nas empresas


Ás vezes, usuários finais dentro de empresas desperdiçam muito tempo do cotidiano fazendo tarefas corriqueiras: Checando e-mails, lendo notícias em diversos sites, indo às redes sociais para verificar atualizações. Para aí sim começarem a ser produtivos no trabalho. Muitas das vezes a solução encontrada pelas empresas é o bloqueio dos sites, o que na maioria das vezes pode interferir negativamente no desempenho do funcionário se comparado com a fase anterior.

Então, como fazer o funcionário se tornar mais produtivo se, ao tentar bloquear o que o torna improdutivo, pode ser pior? A resposta pode parecer loucura, mas, seria fazer com que as coisas que ele checa apareçam imediatamente para ele.

Calma, eu não estou falando de deixar o facebook, twitter, e-mails e “N” sites abertos ao mesmo tempo. Estou falando em agir de forma com que isso se apresente a ele, sem penar nem o usuário, nem o computador.

Primeiramente iremos usar por base o Firefox e o chrome. Eles são os navegadores mais usados nas empresas junto ao internet explorer.

Agora, vamos incentivar o uso do Feed RSS. É uma boa chance de instalar o complemento Feedly, já que ele traz uma interface limpa, clara e objetiva por cima do Google Reader. Isso fará o usuário parar de ir a 50 sites, a menos que algum dos artigos apresentados o interesse. Basta que para isso ele tenha os RSS dos sites que ele costumeiramente visita agregado ao Google Reader.

Lista de sites pequena, se comparada a minha

Download do complemento: Mozilla Firefox | Google Chrome

O segundo passo é os e-mails e as redes sociais. As atualizações nesses serviços, dependendo do usuário, não é muito constante, mas, ele sempre irá até o serviço para checar alguma novidade, mesmo que ela não tenha chegado. O jeito mais fácil é notificar a ele sem que para isso tenha de sair da tela principal de onde ele está trabalhando.

Como fazer isso? Simples! Há um aplicativo na internet chamado Yoono que tem essa finalidade. Ele se conecta aos serviçoes de email e redes sociais mais tradicionais (Orkut não está aqui e o Google+ tem planos para ser adicionado na próxima versão).

Yoono - Sidebar muito eficaz

Download do complemento: Mozilla Firefox | Google Chrome

Sobre Jorge Afonso

Meu nome é Jorge Afonso Filgueiras Quinelato. Sou brasileiro, solteiro, bacharel em Administração e Técnico de TI trabalhando para o governo. Sou apaixonado por tecnologia e deskmod.

Publicado em 03/02/2012, em Informativo, Sites, Softwares, Tudo, Tutorial. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Sua opinião é importante para nós. Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: