Start Orb no Windows 8? Esqueça-a!


Navegando pelo ótimo blog de nosso caloroso amigo Rodrigo Ghedin, o Gemind. Leio a notícia que vazaram mockups da área de trabalho sem a orb/quadrado para chamar a Start Screen. Confira como poderá ser o novo desktop do Windows 8:

Superbar sem a orb e sem o relógio? Hm... Bem estranho.

Thurrott alerta para a possibilidade disso ser apenas um hack no Registro, embora ressalte ter ouvido de “fontes internas” que a remoção de fato acontecerá. Para chamar o menu Iniciar em computadores tradicionais (não-tablets), os acessos seriam via teclado, com a Windows key ou Ctrl + Esc (ambos caminhos já funcionais na versão atual do sistema) ou movendo o mouse para o canto a fim de trazer à tona os Charms (onde o “orb” está incluído).

Agora, vamos fazer uma analise profunda desse novo desktop sem a orb:

Quando lançaram o Windows 7, eles denotaram explicitamente a intenção de criar a dockbar na versão futura do sistema. Isso não me surpreende. Aliás, se botarem o sistema de stacks (pilhas) de forma nativa no sistema, isso me agradará muito.

Agora, eu ainda acho que o botão iniciar poderia virar uma rounded dock, invés daquela Start Screen muito minimalista, como muitos conceitos já mostrados no DeviantART. Seria diferente, elegante e harmônico. Uma vez que eles estão fazendo uma salada de frutas nesse novo Windows.

Quer dizer, a Start Screen que se trata do novo menu iniciar é toda ao estilo metro. As janelas dentro da interface metro estão completamente minimalistas, enquanto que fora dele continuam com aquela interface rica em detalhes, glows e “N” firulas visuais.

O novo Windows Explorer está sendo apedrejado por adicionar funções ao aderir a interface Ribbon, mas de maneira muito amadora, eles estão colocando uma interface metro similar a do Office 2007(!) invés de aderir a uma mais condizente e consoante com o estilo de renovação visual como a do Office 2010. Além do mais, a interface metro dita que menos é mais.

Agora eles vem com essa de remover por completo a única coisa que relaciona as duas interfaces (a tradicional e a metro): o botão “Iniciar”.

Creio que a Microsoft está dando um tiro no pé com esse Windows X-Tudo. E vocês, o que acham?

Sobre Jorge Afonso

Meu nome é Jorge Afonso Filgueiras Quinelato. Sou brasileiro, solteiro, bacharel em Administração e Técnico de TI trabalhando para o governo. Sou apaixonado por tecnologia e deskmod.

Publicado em 06/02/2012, em 8, Informativo, Softwares, Tudo, Windows. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Sua opinião é importante para nós. Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: