Tribler – Um trouble para o SOPA


Err… Quem não entendeu o trocadilho e tudo mais entenderá ao longo deste post.

Autoridades e conglomerados de mídia e entretenimento aumentam a pressão para que o livre compartilhamento de dados na Internet seja interrompido e passível de pesadas sanções legais. Mas a Internet sempre encontra um jeito, e o mais novo candidato a tirar as autoridades do sério é o Tribler.

O Tribler é, no fundo, uma versão amadurecida do popular e bem conhecido BitTorrent. Só que a diferença é que torrents podem ser caçados, deixam rastros e uma mobilização realmente grande e organizada tem, em tese, poder suficiente para tirar esse sistema do ar. O mesmo, segundo os desenvolvedores holandeses, é impossível com o Tribler.

Isso é possível porque o Tribler descentraliza completamente as informações sobre os arquivos compartilhados. Quando você faz a busca no Tribler, ele lista resultados de outros peers, e não de uma página indexadora de torrents, como ocorre no The Pirate Bay. O conceito todo está baseado na noção de evitar servidores instáveis e registros que possam ser violados ou apagados. Embora use trackers para conectar os diversos usuários, o Tribler pode continuar funcionando mesmo que todos os trackers do mundo sejam desligados.

E então, o Tribler, não é mesmo um problema (trouble, em inglês) pro pessoal que apóia o SOPA e leis afins?

Sobre Jorge Afonso

Meu nome é Jorge Afonso Filgueiras Quinelato. Sou brasileiro, solteiro, bacharel em Administração e Técnico de TI trabalhando para o governo. Sou apaixonado por tecnologia e deskmod.

Publicado em 14/02/2012, em Informativo, Sites, Tudo. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Sua opinião é importante para nós. Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: