Processadores Ivy Bridge: O dobro de processamento gráfico


Para quem ainda não sabe, a Intel vai lançar sua próxima geração de processadores de desktop para o socket LGA1155, com base no novo silício Ivy Bridge agora em 2012.

Mas, para os leigos no assunto, vamos inicialmente explicar o novo Ivy Bridge:

Ivy Bridge é a reestruturação do chip a 22 nanômetros ante os 32 nanômetros do atual Sandy Bridge, com poucos recursos adicionados e/ou melhorados. O tamanho menor do Ivy Bridge permitirá velocidade de clock maiores devido a distância menor entre os componentes internos e os custos de produção reduzidos pelo mesmo motivo citado anteriormente.

Com o clock maior é possível obter um melhor desempenho da máquina se comparada com um processador da atual tecnologia Sandy Bridge.

Uma prova disso é que os primeiros benchmarks reportam um desempenho vigoroso das novas unidades. Ao menos no que tange o processamento gráfico, os testes realizados pelo Expreview demonstraram que os novos processadores conseguiram desempenho até 122% melhor que os atuais Sandy Bridge.

Comparações em ferramentas estéreis como o 3DMark dão sempre uma margem de comparação interessante, mas o que o consumidor quer saber mesmo é como se comporta o processador em aplicações reais do cotidiano como algo que requeira muito desempenho gráfico como games.

Por conta disso, as duas unidades rodaram alguns jogos e o novo Core i5 se mostrou de 30 a 84% mais eficiente. A margem de melhora em performance oscila conforme o título. Em Starcraft II o Ivy Bridge alcançou 30% e em Left for Dead 2 bateu 71,6%, por exemplo.

Sobre Jorge Afonso

Meu nome é Jorge Afonso Filgueiras Quinelato. Sou brasileiro, solteiro, bacharel em Administração e Técnico de TI trabalhando para o governo. Sou apaixonado por tecnologia e deskmod.

Publicado em 24/02/2012, em Gadgets, Informativo, Tudo. Adicione o link aos favoritos. 1 comentário.

  1. Imagina se eu comprasse um computador novo com esse processador, eu me sentiria num foguete espacial rumo a Saturno!

    *Detalhe*: O meu PC é processador Celeron. D8

    Ótimo post Jorge!

Sua opinião é importante para nós. Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: