Windows 8: Cartada final da Microsoft?


A Microsoft partiu para o tudo ou nada. A empresa aposta na nova versão do Windows 8 para enfrentar Android e iOS e ganhar mercado em tablets e smartphones.

Como assim? Celulares? Android e iOS? Desde quando eles concorrem o Windows? O Windows 8 rodará em desktops, notebooks e tablets, mas sua interface, chamada Metro, é muito semelhante à do Windows Phone. A ideia da Microsoft está em oferecer uma experiência unificada entre múltiplos dispositivos.

Como o seu carro-chefe ainda é o Windows para computadores (presente em cerca de 90% desses aparelhos no mundo), o Windows 8 será o garoto-propaganda desse novo tipo de experiência. Se as mudanças forem bem aceitas nos PCs, será mais fácil convencer as pessoas a adquirir outros aparelhos com interface semelhante. No caso, tablets e celulares.

O windows 8 é bom. Nada prático a princípio no desktop convencional, mas, nós nos acostumaremos rapidamente com ele. Ou então migraremos de volta para o 7 ou aderiremos ao linux com versões mais windows-like. Ainda creio que a Microsoft está sendo meio imprudente de migrar o menu para a start screen. Ela está universalizando a interface para depois universalizar as apps.

A apple, em contrapartida, foi mais sábia ao universalizar primeiro as apps agora no Mountain Lion para depois universalizar a interface na próxima versão. Acreditem, ela renovará o OS X de vez na próxima versão e eu estou no aguardo disso. Quanto a interface Unity n linux, achei-a um pouco desconfortável e desajeitada para a proposta de ser uma interface universal. Espero que ageitem isso logo para não continuar despencando no mercado como vem acontecendo ultimamente

Mas, voltemos o foco para o Windows 8:

A aposta da Microsoft é realmente arriscada, porque o Windows 8 traz a mudança mais radical de interface desde o Windows 95. O botão Iniciar, por exemplo, foi removido.

Na versão Consumer Preview, já disponível para download, não há uma maneira cômoda de tornar padrão a antiga área de trabalho, somente por hack de registro, o que é muito complexo para os usuários mais tradicionais. Quem usar o sistema será obrigado a conviver com a interface Metro em boa parte do tempo, e sairá dela sempre que for usar um programa mais antigo ou complexo, como o Photoshop.

Na minha opinião, muita gente vai se confundir e parte dos consumidores ficará bastante insatisfeita com isso, principalmente usuários mais experientes e acostumados com o visual Flag + barra de programas + barra do relógio. Um exemplo disso é minha mãe, ela quase me matou ao ver a interface minimalista do Internet Explorer 9, já que ela estava sempre acostumada com aquele monte de barras. Imagine então quando ela ver o Windows 8 sendo rodado, ela ou vai ter um infarto ou ela me expulsará de casa….

A verdade é que os sistemas de desktop estão tendo de se reformular por causa de nossa vida corrida e móvel da era contemporânea. E quem não se acostumar com esse sistema migratório, estará excluído digitalmente. Só isso.

E vocês? Acham que essa universalização de interface será bom ou ruim para a microsoft? Lembremos que isso é muito mais que botar um tema azul berrante ou efeito glass nas janelas. Estamos falando de algo muito mais profundo, algo que mexe com o instinto de ir pro canto inferior direito, clicar na flag e ir em desligar.

Sobre Jorge Afonso

Meu nome é Jorge Afonso Filgueiras Quinelato. Sou brasileiro, solteiro, bacharel em Administração e Técnico de TI trabalhando para o governo. Sou apaixonado por tecnologia e deskmod.

Publicado em 01/03/2012, em 8, Tudo, Windows. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Sua opinião é importante para nós. Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: