Apple, Google e Microsoft: O que aconteceu convosco?


Muitos ainda estão discutindo porque o iPad veio tão… er… como poderia dizer… ah sim! “Sem novidades” quanto todos apostavam. Alguns chegam a dizer que sob a direção de Tim Cook, a Apple estaria se estagnando.

Tudo bem, o iPad não veio mais fino, nem com uma Retina Display real (apesar da atual tela já ser bem incrível) e as configurações, esbajam charme e graça se comparada aos outros tablets… Mas não seria o caso então de estarmos esperando demais por algo?

Quer dizer, a Apple ela está numa situação muito confortável, seus PC’s, notebooks e seu tablet são produtos, digamos, “de grife”. Eles são o sonho de consumo de muita gente pelo seu estilo, capacidade e status oferecidos. O iPhone, bem, temos Androids com briga acirradas e agora o Windows Phone entrando no meio desta festa.

O Google faz lançamentos de diversas versões do Android para nos forçar a trocarmos os nossos aparelhos novos que, segundo eles, não suportam as versões mais recentes. O que pode ser loucura, não gosto nem um pouco da ideia de trocar de Smartphone a cada seis meses…

A Microsoft por sua vez está fazendo o Windows 8 um divisor de águas: ame-o ou deixe-o. Aliás, uma estratégia muito arriscada, diga-se de passagem.

Mas… Será que nós não estamos deixar passar nada esquecido? Talvez por serem mais discretos, o verdadeiro perigo para Apple, Microsoft e Google, esteja começando a crescer e muito.

A comunidade Open-Source, não tem um lançamento de peso como uma Apple da vida devido a não ter uma corporação por de trás delas, mas, a união de diversos pontos fortes neles é que fazem eles serem a bola da vez, seja em desktops, tablets ou smartphones.

A Apple não precisa se preocupar com a Microsoft e seu Windows, sequer com o Google e seu Android, mas sim, com as diversas faces do Linux, o Meego, O Jolicloud e o Boot to Gecko. Esses sim combinados é que podem derrubar o trono das maiores empresas de tecnologia que dominam o mercado.

  • O Office começa a perder espaço para versões alternativas devido ao incentivo feito por programas governamentais, como o BrOffice e OpenOffice, além do IBM Lótus Simphony (recomendo muito este último).
  • O CorelDRAW e o InDesign? Tem o Inkscape, que faz um ótimo trabalho.
  • O Photoshop? Ah sim… Ele está com grandes problemas graças ao Paint.NET… Muitos instalavam o Photoshop pirateado para fazer retoque simples que o Microsoft Paint não faz, mas, desde que surgiu o Paint.NET o download dele caiu vertiginosamente.
  • O Maya? Temos o Blender e Sculptris. Essa dupla está o deixando em maus lençóis.
  • O Flash está com sua vida complicada com a adoção do HTML5, mas, como não tem concorrentes, creio que ficará ainda um bom tempo na rede.

Como muitas vezes aprendi em História, um rei pode mandar um exército pra se defender de outro rei, mais isto nada lhe vale, se o povo quiser o destituir da liderança.

Bem, Apple, Microsoft, Google e demais empresas de software proprietário, quem avisa amigo é. Não se deixem enganar pela comunidade Open Source, nós somos muito mais do que vocês imaginam. Nõs somos uma legião. E estamos dispostos a tomar o seu poder.

Sobre Jorge Afonso

Meu nome é Jorge Afonso Filgueiras Quinelato. Sou brasileiro, solteiro, bacharel em Administração e Técnico de TI trabalhando para o governo. Sou apaixonado por tecnologia e deskmod.

Publicado em 08/03/2012, em Apple, Gadgets, Informativo, Linux, Softwares, Tudo, Windows. Adicione o link aos favoritos. 2 Comentários.

  1. Não entendi porque você coloca a Apple como a maior empresa do ramo.

    “A Apple não precisa se preocupar com a Microsoft e seu Windows, sequer com o Google e seu Android”

    A Microsoft já lidera o mercado de desktops com seu Windows e o Android supera o IOS, pelo simples fato de não ter só celular top (high end), mas tbm celulares médio e baixos, para pessoas com menor poder aquisitivo.

    Apple tá perdendo muito o mercado. A unica coisa que ela por enquanto é bem superior, seria nos Tablets, pq em Smartphones, se você pegar um Galaxy SII, um Razr ou um LG OPTIMUS 4X, vc vai perceber que o Iphone 4S é fraco perto deles.

    É melhor vc rever os seus conceitos.

    • Caro Erick, eu não botei a Apple como a maior empresa do ramo. Os consumidores é que botam ela como uma entidade divina completa de poder e benevolência. Alguns chegam a ser tão bregas falando dela como os anunciantes de produtos da Polishop…😉

      Eu fiz referência às três maiores para tomarem cuidado, pois o tombo quando vir, vai ser BEM feio…

Sua opinião é importante para nós. Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: