Windows 8 – Mockups mostram o tema final do Desktop


Bom dia galera! Tudo bom? Hoje começamos um novo dia. E trazemos imagens relevantes sobre o novo Windows. Primeiramente, a Microsoft abandonou de vez o Glass e, possivelmente, o AERO. A nova interface, apesar de ser visualmente baseada nele, não contará mais com o efeito envidraçado, blur ou algo do tipo. O porquê dessa mudança, se baseia nos seguintes preceitos:

  • Velocidade e fluidez;
  • Bateria de longa duração;
  • Apps poderosos e agradáveis;
  • Live tiles para deixar a experiência de uso mais pessoal;
  • Apps que trabalham em conjunto;
  • Experiência unificada entre PCs;
  • PC funcionando como dispositivo, não computador.

O resultado desses preceitos se encontram na imagem a seguir:

Como o tema está ficando

Considerando que essa imagem ainda é de uma das versões “Beta” do sistema, saberemos que passará por grandes melhorias. Alguns mockups indicam que o futuro será algo similar a isso:

Mockup da versão final do tema

Hm… Azul e branco? Espera! Acho que já vi algo assim antes… A interface/tema do Mac OS não seguiam essas cores bases na versão “Aqua”? Tá certo, não vamos fazer comparações com os concorrentes. Isso é injusto, além de não ser o foco do nosso post. Mas, vamos dar uns pitacos na microsoft, como sempre.

Se este tema realmente chegar ao ponto do mockup, ele ficará casando bem melhor com a interface metro. E, aparentemente, montar Visual Styles para ele será voltar nos tempos do Windows XP (Aww Yeah!!! Liberdade para mudar mais coisas e sair da mesmice engessada do AERO!)

Agora, para um sistema que queiram ser econômico em bateria, eu teria escolhido um tom de cinza, ou preto com detalhes em laranja, pois, assim gasta menos energia para exibir o pixel, assim como, deixa algo visualmente mais agradável. Ficar trabalhando com uma interface clara/branca demais cansa a vista durante longos períodos. O tema baseado no Zune, como aquele que saiu para o Windows XP, manda lembranças.

Agora, é só questão de acertar a Start Screen. Essa história de rodar o scroll (bolinha do mouse) verticalmente e a tela se mover horizontalmente tá muito complicado para usuários leigos. Hm… Eu ainda acho que a exibição dela também não precisaria ser em tela inteira.

Eles poderiam sobrepor a StartScreen dentro de um tile/quadro nas dimensões quase de tela inteira (deixar uns 20px de distância das bordas), e esmaecer a área de trabalho ao fundo, para voltar seria só clicar na área esmaecida – utilizadores do Windows XP sabem bem como é isso já que é o mesmo efeito de quando íamos em “Iniciar > Desligar”. Uma vez que é lá que passaremos a maior parte do tempo na questão de usar PC’s e Notebooks.

Além de que a Start Screen deveria vir com um tema casado com o Desktop. Para dar um ar de “tudo unificado”. Nada de cores diferentes. Se o tema do desktop é branco, o fundo da Start Screen é branco, se for cinza, fica cinza nos dois, o mesmo valeria para as demais cores. Não acham?

Sobre Jorge Afonso

Meu nome é Jorge Afonso Filgueiras Quinelato. Sou brasileiro, solteiro, bacharel em Administração e Técnico de TI trabalhando para o governo. Sou apaixonado por tecnologia e deskmod.

Publicado em 21/05/2012, em 8, Informativo, Softwares, Windows. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Sua opinião é importante para nós. Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: