Tablets? De onde veio a ideia mesmo?


Navegando pelo site de humor “Ah Negão”, me deparei com uma imagem que me pôs a questionar, porque os tablets começaram a fazer sucesso só após o iPad? Confiram a tirinha antes de debatermos o assunto:

Realmente… Onde Bill Gates errou ao apresentar o tablet pc? A resposta é óbvia: design. Observem a imagem abaixo:

Tablet PC do Bill Gates

Pela imagem, podemos notar que a carcaça do equipamento é exagerada. muitos botões físicos, é grande para apoiar com apenas uma mão e mexer com a outra, além da espessura denotar ser um aparelho pesado.

Com relação a interface, não precisamos nem dizer né? Windows XP. O sistema naquela época era excelente. Ele ainda é até os dias atuais, mas… Botar o sistema em um dispositivo de toque sem criar uma interface própria? Mancada né tio Bill?

iPad de 2010 – O tablet que deu certo

Porque o iPad deu certo? Acho que a resposta é dada ao olharmos para ele. Apenas um botão físico, todos os aplicativos disponibilizados de maneira bem intuitiva e o design. Notamos um visual bem limpo, moderno e realmente suas dimensões e peso mostravam que ele era fácil de manusear como um smartphone.

Alguns fizeram até a piada que o iPhone tinha comido o cogumelo vermelho do Mário para ficar maior. Se bem que lá no fundo, foi isso mesmo. A interface ficou realmente intuitiva para o uso das mãos (e, atualmente, até sem elas devido ao recurso “Siri”).

Surface – O Plagiador (?)

Ok… O pessoal deve ter se esquecido que o Bill Gates que começou a direcionar os sistemas para a mobilidade. Afinal, o Tablet PC foi um fiasco e o iPad um sucesso. Além do mais, de longe notamos que até mesmo o produto da concorrente ajudou a direcionar o surface para o mercado, belo acabamento, interface touch-friendly. Mas… A essência dele é Microsoft.

Não há ainda como afirmar que o Surface será fracasso ou sucesso de vendas, mas, há grandes diferenciais que indicam que ele pode se dar muito bem: uma base embutida e uma touch cover. Isso faz com que o surface não precise tanto de docks adicionais como os demais tablets (se bem que uma dock com caixas de som surround cairia muito bem nele).

Alguns ainda afirmam que, mesmo se o Surface não fizer o sucesso esperado, será um direcionador de águas. E eu creio que esses caras podem estar certos.

Sobre Jorge Afonso

Meu nome é Jorge Afonso Filgueiras Quinelato. Sou brasileiro, solteiro, bacharel em Administração e Técnico de TI trabalhando para o governo. Sou apaixonado por tecnologia e deskmod.

Publicado em 28/06/2012, em Apple, Gadgets, Informativo, Windows. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Sua opinião é importante para nós. Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: