Boot to Gecko? Não. Firefox OS!


Isso mesmo, o Boot to Gecko (B2G) deixou de ter esse nome e tratou de adotar um nome mais comercial: Firefox OS. A Mozilla decidiu adotar esse nome devido ao peso de mercado de seu navegador, o segundo mais usado no mundo. As mudanças não param por aí: foi fechado acordo para várias operdadoras de celular e dois fabricantes de aparelhos. Confira:

Os primeiros dispositivos com o Firefox OS sairão pela Alcatel e ZTE, duas marcas longe dos holofotes no segmento de smartphones, mas que já trabalham com dispositivos low-end rodando outros sistemas (Android e Windows Phone). A Qualcomm, que até então era a fornecedora do processador, tomou para si a tarefa de desenhar o hardware de referência que, se tudo correr bem, deverá chegar às mãos dos consumidores no início de 2013, quando a Telefônica/Vivo pretende lançar o primeiro smartphone com Firefox OS aqui, no Brasil.

Além da Telefônica (a nossa Vivo), outras operadoras se juntaram à empreitada: Deutsche Telekom, Etisalat, Smart, Sprint, Telecom Italia(nossa TIM) e Telenor. A proposta da Mozilla parece bem tentadora para elas. O Firefox OS promete ser um sistema leve e aberto feito através das linguagens WEB mais modernas (HTML5, CSS3 e Javascript).

Nota Pessoal do Autor:

Usar HTML5, CSS e Javascript não significa na prática usar a internet. O Firefox OS funcionará com uma interação. Serão páginas offline de navegação dentro da memória do aparelho.

O único contato com a rede será ao utilizar uma App que necessite da rede: browser, IM, VoIP… De resto, será como os celulares tradicionais escritos em java: só usará a internet se você quer navegar ou ir na app store baixar algum app

Vale também ressaltar que o processamento de HTML5 e CSS é infinitamente mais leve/esperto que o processamento dos demais tipos de linguagem… Estamos falando de algo similar a um interface WEB. Comparativamente, é como executar um browser puro e simples, sem nada que o atrapalhe/deixe-o pesado.

Fontes: Gizmodo Brasil e Tecnoblog

Sobre Jorge Afonso

Meu nome é Jorge Afonso Filgueiras Quinelato. Sou brasileiro, solteiro, bacharel em Administração e Técnico de TI trabalhando para o governo. Sou apaixonado por tecnologia e deskmod.

Publicado em 02/07/2012, em Gadgets, Informativo, Softwares. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Sua opinião é importante para nós. Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: