Cientistas da CERN acharam uma nova partícula!
Seria este o tão contraditório “Bóson de Higgs”?

Boa tarde galera! Após o meme do Fry explicando um pouco o assunto do post, vamos tentar explicar o que eles encontraram, como encontraram e se isso nos afetará de imediato. Sigam-me os sedentos por ciência!
Lembram-se do LHC? Caso não, refresquemos a memória:
O LHC é o acelerador de partículas do CERN. Ele tem formato de anel, com circunferência de 27km, e fica abaixo do solo na fronteira entre a França e a Suíça. O LHC colide prótons a uma velocidade próxima a da luz para simular as condições do Big Bang. Assim, é possível encontrar partículas e verificar se a teoria do Modelo Padrão está certa.
Ele motaram esse gigantesco bate-bate subatômico para testar novas teorias físicas, dentre elas a teoria do Bóson de Higgs.
Mas, afinal, o que é bóson?
O Bóson é uma particula que interage com as quatro forças bases do modelo padrão: Magnetismo, Gravidade, força nuclear forte e força nuclear fraca. Tais como:
- O fóton (particula que mede a força magnética),
- O glúon (mede a força nuclear forte),
- O hélio-4 (um isótopo estável do gás hélio) e;
- O bóson do campo de Higgs.
Agora, vamos entender o Bóson de Higgs:
O Bóson de Higgs é hipoteticamente uma particula que tem essas interações. Essa partícula deve existir numa faixa de “peso” entre 115 e 141 GeV.
Primeiramente, imagine que esse GeV seja o equivalente ao horário de uma consulta no seu médico, se for antes de 115 GeV é outra partícula/paciente. O mesmo vale se for acima de 141 GeV. Então… Depois de vários testes com o seu bate-bate subatômico eles encontraram essa partícula de 126 GeV.
E então, eles encontraram o Bóson de Higgs?
A partícula encontrada está na faixa que eles acham encontrar o bóson que se relacione com a propriedade da massa na natureza, o Bóson de Higgs. Ela, aliás, se comporta da maneira que eles achavam que o bóson de higgs iria se comportar.
Entretanto, eles não podem ainda afirmar ser o bóson em questão, o porque é simples: imaginemos novamente a situação do médico. Você tem um irmão gêmeo e ele aparece no seu horário de consulta. O médico (no caso os cientistas) pode confundir e consultar/analisar a partícula errada.
O que acontece se for a partícula certa? E se for a errada?
Se for o paciente/partícula certa, beleza. Triunfaram e podem expandir o campo da física hoje conhecida. Se não for… Eles poderão comemorar por encontrar outra partícula e continuar tentando encontrar o seu bóson, ou partir para outras teorias como:
- O campo de Higgs não precisa de um bóson para funcionar,
- O esfriamento da matéria em si, sem influência de qualquer campo gera o seu peso,
- E outras teorias afins…
Espero muito que tenham gostado dessa explicação lúdica e sem noção ao estilo Doctor Who. Me inspirei nele para fazer o post.

Uma imagem do cara em questão, para quem não acompanha a série.
Publicado em 04/07/2012, em Informativo. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.
Deixe um comentário
Comentários 1