Sistema Keyless – É realmente seguro?


Para quem não conhece, o sistema keyless consiste em um sensor de presença de chave para a abertura de carros. Esse sensor de presença é um chip que fica na chave do carro. Com isso, não precisamos mais dela para abrir carros ou dar a partida.

Acontece que, quando você perde a chave ou a mesma apresenta falhas de identificação, a montadora pode fazer uma nova chave codificada para você ou reprogramar a existente. A reprogramação da chave é bem rápida. Menos de 1 minuto. Como mostrado no vídeo abaixo:

Agora, apesar de apresentarem uma comodidade maior aos ocupantes ao entrar e sair e dar partida no motor sem tirar a chave do bolso, os automóveis que usam chave keyless podem ser roubados com maior facilidade.

Como mostra o vídeo logo abaixo, em cerca de apenas três minutos um carro da BMW, modelo 1M Coupé, foi destravado por hackers sem a utilização da chave original. Veja:

Para o roubo da BMW acima, os ladrões “modernos” utilizaram um dispositivo eletrônico, que foi ligado ao ODB (On-Board Diagnostic) do carro.

Esse recurso é utilizado quando a chave apresenta falhas ou é perdida (caso do primeiro vídeo do post), com isso, os hackers conseguem invadir automóveis que dispensam o uso de chave física, sem disparar o alarme.

Esse dispositivo pode desativar sensores ultrassom presente no interior de determinados carros, que detectam intrusão e imobilizam o veículo.

Sobre Jorge Afonso

Meu nome é Jorge Afonso Filgueiras Quinelato. Sou brasileiro, solteiro, bacharel em Administração e Técnico de TI trabalhando para o governo. Sou apaixonado por tecnologia e deskmod.

Publicado em 23/07/2012, em Gadgets, Informativo, Softwares. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Sua opinião é importante para nós. Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: