Samsung vs Apple – A guerra sem fim


 

Bom dia caros leitores, estamos aqui em plena quinta-feira, dia 16 de agosto de 2012.

Quando resolvo dar uma repaginada nas informações sobre a guerra de patentes entre Apple e Samsung. E sinceramente, não sei o que é pior, a Apple com suas patentes futilmentes genéricas ou os tribunais que aceitam a Apple abrir processos contra Deus e o Mundo por causa dessas patentes.

Esse post nós focaremos em duas grandes áreas de qualquer gadget: Hardware e Software. É claro que não usaremos termos técnicos para não lhes assustar. Confira:

Software:

Vamos começar pelo software. Mais exatamente sobre dois recursos que foram patenteados pela Apple: Efeito de “salto” e Pinch to Zoom.

O efeito de salto é aquele efeito que, quando chegamos a tela/menu/lista final, volta à primeira parte do mesmo. Sim! A apple patenteou uma das coisas mais antigas que se tem notícia no mundo dos eletrônicos! As televisões mais antigas até as mais atuais usam este recurso em sua tela de configução. Navegue aí na sua que você verá que é verdade.

Já o Pinch To Zoom é o movimento de “agarrar” uma imagem pela borda ou no centro com dois dedos e, ao distânciá-los, é dado um zoom na imagem. Esse recurso, apesar de não patenteado, já foi demonstrado em 2001 com uma mesa digital chamada DiamondTouch. Nota: ela rodava Windows XP(!). Confira o vídeo:

Achou essa parte absurdamente ridícula? Calma que tem mais! Confira abaixo.

Hardware:

Agora, vamos falar do Hardware, usando as próprias imagens de patentes da Apple. ou logo avisando que aonde é linha direta, é a parte relativa à patente e o pontilhado é apenas para dar a visão geral do produto aos órgãos licenciadores. Confira:

Patente do iPad

Patente iPhone 4/4S

Caso não tenha ficado muito fácil de entender, as imagens estão demonstrando que a Apple patenteou o uso de bordas arredondadas em seu aparelho! Sendo que no mercado há outros produtos com design similar. Vide exemplos abaixo de outro modelo que é similar, comparando com os que estão na briga das patentes:

Apple iPhone 4 – No meio da guerra judicial

Samsung Galaxy SII – No meio da guerra judicial

LG Optimus Black – Mesmo design, fora da batalha judicial

Como visto acima, a batalha judicial não se trata de design do produto, mas sim de dinheiro. Pois a linha Samsung Galaxy S está indo muito bem e oferecendo desempenho similar de um iPhone e a Apple está se assustando com isso e quer tirar a sua maior concorrente da jogada. é como o leitor Jailson disse ao Gizmodo BR em um de seus comentários:

Imaginemos o seguinte caso, em que o Burguer King quisesse banir uma nova rede de lanchonetes que vendesse os seguintes lanches:

Um pão diverso, com um recheio que consiste em carne, podendo ser frango ou peixe, juntamente com bacon, cebolas, tomate, alface e outros do gênero. Incluindo variações com diferentes quantidades dos ingredientes supra-citados.

Imaginemos que isso seja patenteado. Só que o Burguer King não criou isso. E essas patentes são um tanto quanto genéricas. Exatamente isso que a Apple esta fazendo. Ela não criou smartphone touch. Ela não criou cantos arredondados. Não criou o recheio do sanduba. Nada do iPhone era original ou não existia antes. Ela fez um produto fantástico, mas tudo já existia antes. No mercado ou não mas já existia.

O que a Apple quer, é parar com uma grande concorrente, que a cada dia abocanha mais mercado que era dela. Ela quer tirar uma opção do mercado, tirando a nossa liberdade de escolha. Um Galaxy tem grande inspiração no iPhone, inegável. Mas não é uma copia. Tamanho, espessura, disposições de botões, sistema, etc…

Esse processo é interessante para a Samsung parar de se inspirar demais, porque também não é santa. Mas não merece ter que pagar royalties ou ser banida. Os produtos da Samsung também são bons.

Encerrando com as palavras sábias deste leitor é que encerramos esse post aqui no Desk OS. Tenha todos um bom dia e até o próximo post!

Sobre Jorge Afonso

Meu nome é Jorge Afonso Filgueiras Quinelato. Sou brasileiro, solteiro, bacharel em Administração e Técnico de TI trabalhando para o governo. Sou apaixonado por tecnologia e deskmod.

Publicado em 16/08/2012, em Apple, Gadgets, Informativo, Softwares, Tudo. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Sua opinião é importante para nós. Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: