Windows 8 – Uso Diário e Veredito


Inicialmente, gostaria de pedir desculpas. Sei que esse review estava previsto há mais de um mês, mas, tive muitos contratempos devido a faculdade e ao meu trabalho. Então, vamos direto ao assunto principal, o Windows 8.

Inicialmente, gostaria de dizer que ele mudou sim e para melhor. A colisão das duas interfaces (Tradicional e Metro) não é tão assustadora como muitos blogs levantam a bandeira. Eu demorei umas 2 horas para me acostumar com isso. Então, comecemos o nosso review:

Unboxing:

Qual não foi minha surpresa ao descobrir que a Microsoft, invés de fazer uma caixa de plástico como nas versões Vista e 7, optou por uma abordagem mais simplista com os DVD’s dentro de um envelope de papel cartão brilhoso timbrado? E sim, disse DVD’s pois dentro se encontravam tanto a versão de 32 e 64 bits do sistema para a instalação.

Instalação, configuração e preparação para o primeiro uso:

A instalação e configuração do Windows 8 em si é rápida, muito rápida. Em 10 minutos o sistema já estava devidamente instalado e configurado.

Essa parte foi bem rápida

Essa parte foi bem rápida.

O que mais demorou foi a preparação do PC para o primeiro uso, algo em torno de uns 15 a 20 minutos.

Essa parte foi bem lenta

Essa parte foi bem lenta…

Entretanto, o tempo de boot com o sistema de arranque híbrido em um HD normal como em meu notebook não faz ele demorar mais que 10 ou 12 segundos para estar pronto para o uso.

Requerimentos para utilização:

Requerimentos mínimos do Windows 8

O que pesa sobre o Windows 8 é o requerimento mínimo de 1366px de largura de tela. Em resoluções menores ele roda bem, mas, a resolução recomendada é a mínima para se colocar apps em metro “side by side”.

Isso é um pouco chato porque eu não pretendo trocar meu PC portátil, que é do ano passado, por causa de uns míseros pixels a mais (ele tem resolução de 1280) e o meu não tem como forçar uma resolução maior, infelizmente porque o gerenciador de driver não é compatível com o 8 (apesar do driver ser).

Estou usando ele muito bem com um Core 2 Duo tanto no desktop quanto no meu notebook, ele está leve e não sofre engasgo hora alguma.

Start Screen:

A Start Screen é um refinamento natural do Start Menu. Aqui compararei os dois para melhor entendimento:

Start Screen - A evolução natural do Start Menu

Start Screen – A evolução natural do Start Menu

Start Screen Comparação Start Menu
Sem limite de pinagem na tela. Podem ter os tiles agrupados. Programas Favoritos
Pinados em uma lista, com limite de quantidade. São reorganizáveis, mas, não agrupáveis.
Basta digitar que os resultados aparecem. Eles são separados por: Aplicativo, Configuração e Arquivo. Pesquisa

Tem que usar a caixa de pesquisa. Os itens são separados em grupos, mas, tudo é listado simultaneamente.

Clicar com o direito > “Listar Tudo” Lista de programas

Clicar em “Todos os programas”

Podemos inserir atalho para qualquer pasta ou diretório a medida que formos precisando.

Pastas do Sistema

Atalhos já pré-definidos são inseridos ao clicar com o direito sobre o Menu > “Propriedades” > “Personalizar”.

18 opções de combinação de cores e texturas Personalização O visual segue o padrão do tema utilizado no PC
Todos os que foram desenvolvidos para Windows e 40 mil Apps em metro-style Aplicativos compatíveis
Todos os que foram desenvolvidos para Windows

Apps Padrão:

Apps que vem por padrão no Windows 8. Falta algumas na lista.

Apps que vem por padrão no Windows 8. Falta algumas na lista.

Terminado a explicação do novo Start Menu, vamos agora falar dos Apps. Creio que as apps que vem por padrão são bem desnecessárias e já vou explicar o porquê. Primeiramente, segue a lista de Apps que vem por padrão no Windows 8:

  1. Pessoas, E-mail, Calendário e Mensagens (4 apps em um só instalador)
  2. Bing
  3. Video
  4. Fotos
  5. Música
  6. Câmera
  7. Skydrive
  8. Notícias
  9. Games
  10. Finanças
  11. Bing Maps

Agora vou explicar porque elas são “desnecessárias”. Na verdade, creio que a palavra não seja bem essa, mas sim a falta de customização de muitas delas. O que me fez desinstalar e procurar por soluções melhores.

Pessoas, E-Mail, Calendário e Mensagens:

  • O aplicativo de pessoa não lista as redes sociais conectadas separadamente, fica uma zona;
  • O e-mail é bom, mas trazer esses agregados é muito ruim. Porque fazer isso Microsoft?
  • Calendário é uma simples agenda virtual, eu não costumo utilizar sequer a de papel, pra quê preciso de uma virtual?
  • Mensagens é o app que faz o papel do Messenger. Ter um app apenas com conectividade ao messenger para um sujeito que tem costume de usar ao menos 4 serviços de IM (Skype, Google Talk, MSN e Facebook) é uma perda de tempo.

Bing: Microsoft, se eu quiser pesquisar alguma coisa, vou usar pelo navegador.

Skydrive: Não costumo utilizar, mas, há apps que trabalham com dropbox, GDrive e Skydrive, então, pode ser trocada facilmente.

Notícias: Uma app de Feed RSS que não tem como personalizar e escolher o que desejo ler. Muito bom, só que ao contrário.

Finanças: Er… Se eu quisesse saber sobre bolsas de valores, instalaria o app oficial das mesmas.

Bing Maps: Novamente, se eu quiser pesquisar alguma coisa – até mesmo uma rota de viagem, vou usar pelo navegador.

Vídeo, Fotos e Música: Ainda prefiro usar o bom Photo Gallery e Windows Media Player, mas, as funções extras – como o Xbox Music Pass – são úteis.

Câmera: Uma ótima pedida para quem tem uma webcam no PC, dá até para fazer vídeos. O melhor é que você consegue ver o que está fazendo e tudo mais.

Games: Conectividade com Xbox Live, com direito até mesmo à personalização do avatar, além de uma loja mostrando os melhores games da Microsoft. Ótima sacada!

Como podem ver, com exceção dos apps video, foto, música, câmera e games, os outros aparentam não ter necessidade ou tem concorrentes que nos atendem melhor. O que me chateia é saber que o App de e-mail precisa instalar os demais intrusos. Isso irrita muito. Nos próximos posts, mostraremos alguns Apps bons para se instalar no PC. Aguardem.

Windows Explorer:

Ok… Admito que em um primeiro momento eu me enbananei todo ao usar o desktop tradicional. Ativava sem querer a Charm Bar, ia ao menu iniciar quando queria clicar no Word (primeiro ícone presente na minha superbar), era uma zona! Mas eu peguei a manha disso rápido.

Windows Explorer com Ribbon. Feinho, mas, muito útil

Windows Explorer com Ribbon. Feinho, mas, muito útil.

O novo explorer com ribbon é bom e gosto de usá-lo. Rápido, leve e com opções sempre a vista de quem é iniciante ou procura praticidade no cotidiano, o Ribbon se tornou uma ótima pedida.Ele ficou legal e bom de se usar. Apesar de achar estranho o antigo “lado-a-lado” ter se tornado “blocos”. Talvez seja essa a minha única cisma com o Explorer… Já que de resto, é um super explorador de arquivos.

A questão dos charms e do start menu, é saber posicionar o mouse. Deixá-lo muito no canto da tela fará ativar algum desses recursos. Você pode deixar seu mouse no canto, mas, não coloque ele EXTREMAMENTE no canto. Simples assim.

Desligar:

Ah… O desligar… Nunca pensei que tanta gente falaria mal de um coisa tão pateticamente simples. Enquanto no Windows XP você iria em Iniciar > Desligar > Desativar. O Vista/7 só tiraram uma etapa, o desativar.

Desligando o Windows 8

Desligando o Windows 8

Agora no 8, ele voltou ater três etapas por ter sido pensado em sistemas táteis, mas, funciona também em sistemas não-táteis. Qual a real dificuldade em fazer o seguinte percurso:

Mouse pro lado direito da tela > Configurações > Liga/Desliga > Desligar ? É tão simples!

Claro que também há a possibilidade de dar um “Alt+F4” para desligar, como em todos os outros Windows.

Fechar um App:

Fechando um App de forma simples

Apps são realmente fáceis de usar, é como se fossem uma grande página da web em tela cheia. Muitos não sabem, mas, fechar um app é bem fácil. Essa operação pode ser feita de três formas:

Alt+F4

ou

Segurar no topo do app e arrastá-lo para baixo.

ou

Deslizar do canto esquerdo para o direito > clicar com o direito do mouse > Fechar

Nós vamos ensinar mais sobre os apps e sugeriremos alguns bons para vocês ao decorrer dos próximos meses. Não se preocupem.

Personalização:

Tema Sincronizado

O Windows 8 está compatível com os temas do Windows 7 e, de brinde, os temas personalizados por você ficam sincronizados. Significa que se você formatar o PC, seu plano de fundo, tela de bloqueio e ponteiros do mouse ficarão armazenados e utilizados pelo Windows 8 após a formatação.

Veredito:

O quê poderei dizer? O  sistema é bom. Quem o crucifica é porque realmente não se adaptou a ideia de um mundo onde teclado e mouse são completamente dispensáveis. Provavelmente foram as mesmas pessoas que ao verem os primeiros sistemas da Apple e da Microsoft falaram que a Interface gráfica era modinha passageira, que não iria muito longe.

Acreditem, a mudança veio para ficar. É boa, é prática e é fluida. Não há nada realmente impactante. É apenas uma nova forma de usar o PC para uma nova gama de consumidores.

Tudo bem que as superfícies táteis possa a vir ser apenas moda enquanto sensores de movimento como o Kinect ainda não estão completamente maduros, mas, a adaptação da interface tátil para a sensorial será muito mais fácil e rápida do que a atual migração de mouse/teclado para touch.

O futuro é incerto, mas o passado é obsoleto. Assim como a opnião de todos que atualmente reclamam do estilo touch, seja metro, iOS, Unity ou qualquer outra interface atualmente adotada.

Sobre Jorge Afonso

Meu nome é Jorge Afonso Filgueiras Quinelato. Sou brasileiro, solteiro, bacharel em Administração e Técnico de TI trabalhando para o governo. Sou apaixonado por tecnologia e deskmod.

Publicado em 13/03/2013, em 8, Informativo, Softwares, Windows. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Sua opinião é importante para nós. Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: