Hackers, Bolsas de Valores e a força das Redes Sociais


Boa tarde a todos. Hoje, às 14:07 no horário de Brasília, a Agência de Notícias “Associated Press” anunciou ao mundo algo terrível: Ocorreram duas explosões na Casa Branca e o presidente Barack Obama estava machucado. Até aí, algo terrível. O mais terrível é saber logo depois que a conta havia sido invadida, que a notícia era falsa e tudo mais.

A conta do twitter da AP foi suspensa e os funcionários da AP foram rápidos em desmentir a notícia. Entretanto, como a disseminação da notícia foi exponencial o estrago já estava feito: Bolsas de Valores ao redor do mundo despencaram.

Agora: Duas explosões na Casa Branca e Barack Obama está ferido.

Nos EUA, os principais índices tiveram quedas: o Dow Jones, que estava em 14.697 pontos às 14h08, sofreu uma queda brusca às 14h10, para 14.566 pontos, mas se recuperou rapidamente, assim que a notícia começou a ser desmentida. O mesmo ocorreu com os índices Nasdaq e S&P 500.

No Brasil, algo semelhante aconteceu: o índice iBovespa, que começou o dia em alta, estava em 55.031 pontos às 14h10. Dois minutos depois, houve queda brusca para 54.822 pontos. A recuperação também foi rápida, e provavelmente muito dinheiro trocou de mãos nesses poucos minutos.

O que os hackers queriam com isso? Muito simples: Ações mais baratas. Se o golpe tivesse durado mais 10 ou 15 minutos antes do alarde sobre o hackeamento, eles teriam comprado ações a preço de banana e as revendido logo após a normalização do mercado. Podendo faturar assim alguns milhares, talvez milhões, de dólares!

A ironia é saber que um assunto tão sério, que vez pessoas perderem MUITO dinheiro, foi tratado depois com total descaso. Tornando-se hilário:

Sobre Jorge Afonso

Meu nome é Jorge Afonso Filgueiras Quinelato. Sou brasileiro, solteiro, bacharel em Administração e Técnico de TI trabalhando para o governo. Sou apaixonado por tecnologia e deskmod.

Publicado em 23/04/2013, em Informativo. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Sua opinião é importante para nós. Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: