Sidebar no XP

Bem, esse tutorial já é um pouco velho e popular há pouco tempo atrás, por isso, ele não havia sido postado antes por aqui.

Entretanto, um dos leitores do meu blog. Interessado em ter o Media Center Gadget for XP, me perguntou via Orkut em como conseguir a sidebar original do Vista rodando no XP.

Então, lá vai o tutorial (extraído do site WinAjuda):

Preparativos:

A Windows Sidebar pode ser baixada em três idiomas (Clique no que mais lhe agrada):

A senha para descompactar os arquivos é: deskmod.com.brsidebar

Instalação:

Extraia todos os arquivos. São duas pastas, (VAIO e Windows Sidebar) e outros três arquivos (manual.txt, MVC++.exe e Run.cmd).

Execute o Run.cmd, ele irá pedir um Serial de instalação do Windows Vista RC2 se você não tiver, tudo bem, o máximo que pode acontecer é que alguns pouquíssimos gadgets não funcionem, basta clicar em Skip.

Agora, reinicie o PC.

Criando uma variável de ambiente:

Vá em “Meu computador” > “Propriedades” Clique na aba “Avançado” e depois no botão “Variáveis de Ambiente”.

Na janela que aparecer, tem na parte superior “Variáveis de usuário para [Nome da Conta]”, clique no botão “Nova”.

Na janela que surge, há dois campos: “Nome da variável” – onde você vai digitar VAIO – e “Valor da variável” – Digite C:\VAIO.

Dê OK em todas as janelas e reinicie o computador.

Abrindo a Sidebar:

Agora, vamos abrir a sidebar. De preferência, jogue a pasta dentro de “C:\Arquivos de Programas\“. Abra a pasta “Windows Sidebar” selecione o “sidebar.exe” clique com o direito e depois clique em “Patch and Run Vista Executable“.

Ainda na mesma pasta, encontre os arquivos: sbdrop.dll e wlsrvc.dll. Clique com o direito e selecione “Patch Vista Library”.

A sua Windows Sidebar está funcionando (sem transparência).

Para deixar a sua sidebar transparente, primeira mente feche a sua sidebar. Para isso, vá na barra do relógio e encontre um ícone quadrado azul com preto. Clique com o direito e selecione exit.

Vá na pasta Windows Sidebar – novamente – selecione o executável “sidebar_clear.exe” clique com o direito e depois clique em “Patch and Run Vista Executable“.

Adicionando Gadgets:

Essa é a parte mais fácil. Clique no botão mais (+) que existe no topo da sidebar e puxe o gadget que você quiser da janela para a sidebar.

Instalando novos Gadgets:

Baixe o arquivo do gadget. Vá à pasta “C:\Arquivos de ProgramasWindows Sidebar\Gadgets” e crie uma pasta com o nome do gadget inclusive com a extensão – exemplo: clock.gadget – e agora, vá no arquivo baixado e renomeie-o para *.zip. Extraia seu conteúdo para a pasta que acabou de criar e pronto!

Desinstalando:

É mais simples que instalar, felizmente. Antes de tudo, feche completamente a Windows Sidebar, clicando com o botão direito no ícone correspondente na bandeja, e indo em Exit. Agora, vá à pasta C:\Arquivos de Programas\, e apague a pasta Windows Sidebar. Apague também a pasta C:\VAIO, criada durante a instalação.

Por fim, volte às propriedades do sistema, entre na aba Avançado, e clique no botão Variáveis de ambiente. Lá, selecione o item VAIO, e apague-o, clicando no botão Excluir.

Para finalizar, reinicie o computador.

Observação:

O tutorial do WinAjuda contém imagens para fácil compreensão, se quiserem, dêem uma passada por lá.

%d blogueiros gostam disto: